Francisco de Almeida nos apresenta uma sintese de sua produção, permitindo ao público perceber o desenvolvimento de seu processo produtivo, fruto de sua inquietude, rebeldia, e experimentação.
Filho de pai ourives e mãe bordadeira, Francisco nasceu em Crateús, interior do Ceará, em 1962 e aprendeu com seus pais a apreciar as habilidades manuais.
Destacava-se no colégio pela destreza que demonstrava em seus desenhos e ainda criança, sonhava um dia desenhar o "cartaz do cinema".
Aos 15 anos, fugiu para Fortaleza com intenção de ali permanecer até que foi convidado a assistir às aulas de artes plásticas no Museu de Artes da Universidade Federal do Ceará, onde participou de todos os módulos oferta-dos, descobrindo e se deixando conquistar pela xilogravura.
Aprendeu as técnicas e regras que se aplicavam à xilogravura a placa que deveria caber na prensa, a obra que deveria ser preto e branca, a assinatura que deveria ser preta. Entretanto, seu espirito inquieto queria mais e, assim, Francisco começou a extrapolar limites e transgredir regras.
Foi bastante repreendido, mas persistiu e, por fim, desenvolveu uma série de técnicas que obrigaram curadores e críticos a criar a denominação Xilogravura Expandida.
ARTISTAS
Francisco de Almeida
Francisco de Almeida
1962 » Crateús
A Dança das Velas » Francisco de Almeida, 2019
Oração da meia noite » Francisco de Almeida, 2021
O Santuário » Francisco de Almeida, 2021
O Pavão Misterioso » Francisco de Almeida, 2022
Colibri » Francisco de Almeida, 2022
7 Sentido » Francisco de Almeida,
A unificação » Francisco de Almeida,
O filho do sol » Francisco de Almeida, 1993
Solua » Francisco de Almeida, 1993
Olhando o eclipse » Francisco de Almeida, 1992