MANOEL VEIGA
Vive e trabalha em São Paulo, SP
Manoel Veiga nasceu em agosto de 1966, em Recife, PE, e cresceu na praia de Boa Viagem. Filho mais velho de família pernambucana, desde a infância tornou-se ávido leitor. O desenho também surge naturalmente e ocupa lugar importante no seu desenvolvimento, assim como o interesse pela ciência e pela matemática, que o leva a um contato precoce e intenso com a informática em seus primórdios.
O artista começou a trabalhar com artes visuais na década de 1990 e, em 1997, estudou na Escola Nacional Superior de Belas Artes do Louvre, em Paris, FR. Além disso, esteve próximo do artista Gil Vicente durante seus anos de formação. Seu trabalho passa pela pintura, instalação, intervenções urbanas e fotografia. Participou de exposições em diversos países como na Dengler und Dengler, em Stuttgart, GE, e na galeria D’Est e D’ouest em Paris, FR. Dentre as coleções públicas das quais faz parte, destacam-se a Fundação Joaquim Nabuco, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), SESC Pernambuco, todas em Recife; e os Museus de Arte Contemporânea (MAC) de Goiânia, Sorocaba, SP, e do Paraná.
Manoel acredita que o mais importante não está na técnica utilizada pelo artista, mas na possibilidade de criação de sentido. “Não importa se a manifestação visual se dá em forma de pintura, escultura, instalação ou performance. É assim que percebo de onde surge a necessidade de coerência em arte, aqui entendida como uma busca do artista por uma clareza de intenção que possibilita um aprofundamento de questões do seu interesse e que se materializa em obras com grande capacidade de geração de sentido, de discursos.”